Conteúdo Programático - Jazz
Saber teoria e digitações de escalas até sei, mas
como organizar essas informações para criar solos?
Se você já fez esta pergunta esse curso é para você!
Muitos conhecem as digitações das escalas, técnicas
para percorrê-las (ascendente e descendente), seja
palhetando ou ligando as notas. Sabem vários
desenhos de arpejos e técnica de Sweep, Tapping,
Slide, Duble Stops, Vibratos, entre outras. Mas
parece que a mente trava na hora de organizar tudo
isso musicalmente. Na hora do improviso ou
construção de um solo parece que falta algo a mais,
não é verdade?
Este curso vai direto a raiz do problema, pois você
vai saber como “organizar" idéias muito simples para
transformá-las em frases de qualidade! Você vai
finalmente se libertar dos shapes e padrões...
Porque é tão importante o “fraseado” nos solos?
Podemos fazer uma boa analogia comparando a criação
de frases musicais ao aprendizado de uma nova
língua.
Mesmo se comprarmos um dicionário e decorarmos todos
os significados de todas as palavras, seria
insuficiente para nos expressar corretamente, não é
mesmo?
Não saberíamos como “conectar” as palavras, como
usar os verbos e nem sua pronúncia.
Você consegue entender porque associamos o estudo de
frases musicais ao treino do ouvido em um só curso?
Compreenda mais profundamente através da próxima
analogia:
O melhor jeito de aprender o novo idioma é ouvir as
outras pessoas dialogando e depois tentar repetir.
Isso nos proporciona a pronúncia e as combinações de
palavras corretas. Depois dessa etapa é que
saberemos como formar as frases com sentido. Esse
processo será desenvolvido em você, exatamente
através deste curso.
Para conseguir “frasear” usando as escalas,
precisamos primeiro aprender algumas “palavras” (ou
seja, aprender idéias, que podem ser longas ou
curtas, mas com um começo, meio e fim definidos).
Posteriormente temos que aprender a juntá-las de
forma a conectá-las entre si.
Não podemos esquecer – como também ao falarmos – da
articulação correta. Isso quer dizer que saber
pronunciar as notas e intercalá-las com as pausas, é
tão importante quanto usar as notas corretas na
construção de frases musicais.
Esse curso é um verdadeiro manual para você
desenvolver essas habilidades, pois vai te dar a
capacidade de entender qual a sonoridade de cada
grau da escala e como relacioná-la a cada acorde; e
isso é tudo em se tratando de música e improvisação!
É impressionante como o seu ouvido e senso de
improvisação podem ser aguçados a partir de
exercícios simples que vão te ensinar a solar com
apenas uma nota!
Na seqüência você vai aprender a combinar apenas
duas notas da escala e fazer soar de forma
profissional.
A regra é: “poucas e boas (notas)”. Menos é mais!
Na seqüência, saberá quais notas devem ser tocadas
em função de cada acorde em particular: tônicas,
terças, quintas e sétimas. Há graus específicos que
quando combinados da maneira correta, produzirão
resultados maravilhosos! Quando conectamos mal as
“guide notes” (notas guias) às notas de sustentação
os resultados serão medíocres...
Tais fundamentos são válidos para todas as escalas,
modos gregos, acordes ou progressões harmônicas.
Isso vai possibilitar a você criar os próprios riffs
que são frases curtas e licks (partes) que são
idéias musicais cíclicas que fazem parte de um
trecho de um solo. Os seus solos passarão a ter um
senso definido de começo, meio e fim, pois entenderá
o raciocínio por trás dos mecanismos melódicos. Além
disso, a própria seqüência das aulas tornará tais
estruturas familiares a você. Você saberá de fato
como “entrar” e “sair” melodicamente de um acorde de
forma inteligente... Você entenderá claramente o uso
de “voicings”.
Você aprenderá a usar de maneira efetiva os modelos
melódicos ou “pattern plays” e adaptá-los para a
criação das próprias idéias musicais.
Este curso vai conferir a você todas as ferramentas
para criar excelentes solos, melodias e composições!
Tudo com muito bom gosto, criatividade e embasamento
técnico e teórico!
Você não precisa ser um Steve Vai para improvisar...
Basta ser você mesmo, desenvolvendo a sua identidade
musical, ao descobrir como usar estas informações
que transformarão definitivamente a sua maneira de
solar...
Nos exemplos 1 e 2 das aulas do curso você verá
ideias, uma mais curta e outra mais longa, que
poderiam ser usados em um fraseado blus-rock.
A segunda divisão compreenderia os links seriam
idéais cíclicas ou repetitivas, sem um começo e
final defenido.
Como normalmente são executados com velocidade,
devem ser usado alternadamente com o fraseado em si,
nos momentos de “clímax” solo.
Já expus alguns exemplos no exemplo anterior, agora
trago uma novidades no exemplo 3.
Na terceira divisão compreenderá as seqüências
(também conhecidas como modelos melódicos ou
patterns) que serão seqüenciados (de subir e/ou
descer) interessantemente na escala.
Também trouxe muitos exemplos semelhantes no nos
exemplos 4 e 5, um subindo e outro descendo a
escala.
Quando cada uma das três divisões estiver bem
aprendida, ou seja, quando você acumular idéias para
o fraseado e tiver um bom número de links “na
manga”, dominará várias seqüências para subir e/ ou
descer nas escalas e improvisar não só no estilo
Jazz, mas em qualquer outro que quiser!
Os exemplos são fundamentados nos estilos de:
- Jazz;
- Blues; e
- Bossa Nova (Brazillian Music)
A partir deste embasamento o aluno poderá adaptá-los a qualquer outro estilo,
inclusive os de níveis avançados.
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